Sabe esse medo que te impede de falar em público, de gravar vídeos, de se expor em reuniões? Saiba que esta não é uma questão apenas sua, não é sua exclusividade, muita gente se sente assim.
A boa notícia é que há como superar esse medo, transformá-lo em energia para dar mais brilho e verdade à fala, fazer com que essa emoção seja uma aliada e não inimiga. A má notícia é que se você tiver consciência plena da grande responsabilidade que é falar em público, o friozinho na barriga jamais desaparecerá, o medo estará sempre aí, te acompanhando, para lembrar que você está se expondo e isso requer preparação e cuidado.
A diferença entre os que conseguem romper essa barreira e os que sempre vão se sentir frustrados com sua limitação é o conhecimento de técnicas que permitam o domínio das emoções, o controle do nervosismo, a superação da vergonha, e todas elas tem como base o planejamento do discurso que será dito em público.
Ou seja, não há como fugir da preparação, do planejamento, se o objetivo for falar bem em público, falar melhor, transmitir a mensagem com segurança e assertividade. Preparar-se é o melhor caminho.
E aqui vai uma dica para a preparação: antes de começar a traçar seu roteiro de fala, faça-se as seguintes perguntas: De tudo o que sei sobre esse assunto, qual parte interessa de fato a esse público? Qual a principal mensagem que quero deixar? Que impressão quero causar em relação a esse tema? O tempo que disponho é suficiente pra isso ou devo cortar alguma coisa? Como vou me apresentar fisicamente? Como devo me vestir para causar o efeito que desejo? Conheço e domino todos os equipamentos que vou utilizar? Se a resposta para alguma dessas perguntas for sim, providencie a solução, pois você tem um problema. Só depois de resolver, faça o roteiro e comece a treinar.
Depois, apenas #vaiefala.
Luciana Gomes
jornalista e professora de oratória
Todo o conteúdo do nosso blog está protegido por direitos autorais, exceto quando indique expressamente o contrário
Copyright © 2025 | Todos os direitos reservados. Desenvolvido pelo OPS