Mesmo quem entende que a habilidade da boa comunicação é importante para conquistar uma imagem profissional e pessoal sólida de autoridade, que o falar é cada vez mais exigido em inúmeras reuniões, apresentação de ideias ou produtos, eventos públicos, teleconferências, ou mesmo entrevistas de emprego, mesmo quem entende isso, pode estar negligenciando o aprimoramento dessa atividade em sua vida.
Aprofundar-se nos temas profissionais, buscar novas estratégias de vendas e de negócios, estudar conteúdos diversos para entender melhor o mercado e a atuação profissional que se deve ter. Realizar imersões para o aprimoramento técnico profissional. Tudo isso é importante na disputa por capacitação cada vez maior, num mundo cheio de concorrência. Mas, não basta.
Tão importante quanto saber é mostrar ao mundo que se sabe o que se sabe. Anos de experiência são importantes, mas para levar a sua carreira, o seu negócio, a um próximo nível, é preciso saber transmitir esse expertise, cativar a audiência de maneira lógica, transmitindo pensamentos e informações de maneira clara e coma certeza de que há o entendimento dos interlocutores.
Tornar-se um grande orador não é objetivo principal da maioria daqueles que buscam aprender técnicas e uso de ferramentas que desenvolvam uma boa comunicação em público. Aprimorar a habilidade de falar tem muitas vantagens práticas, utilizadas na vida cotidiana de quem busca um outro tipo de aplauso. Aquele que está no fechamento de metas, nos resultados de vendas, no reconhecimento de um trabalho que precisou de horas de dedicação.
Quantas vezes você vê outros serem aplaudidos, reconhecidos, elogiados, pelo suor e dedicação que você empenhou, apenas pelo fato de que, eles falam quando você se cala? Quantos charlatões, e eles existem em todas as atividades humanas, você precisa ver virando heróis, apenas porque dominam a comunicação e sabem construir uma imagem, mesmo que sem lastro?
E esse texto é apenas para e convidar a essa reflexão. Nada mais. Pois você sabe que os meios para conseguir uma melhor performance em público existem e estão a sua disposição. Por isso, a provocação é: até quando você vai se recusar a mostrar ao mundo o seu brilho? Até quando vai perder os aplausos que já existem, são seus, mas estão sendo direcionados a outros? #vaiefala
Luciana Gomes
Jornalista e professora de Oratória
Todo o conteúdo do nosso blog está protegido por direitos autorais, exceto quando indique expressamente o contrário
Copyright © 2025 | Todos os direitos reservados. Desenvolvido pelo OPS