Desde o ano passado tenho proposto a meus alunos, treinandos e mentorados um exercício aparentemente simples de autoconhecimento. Afinal, antes de se expor, antes de falar em público, é preciso conhecer-se, saber quem você é para entender qual imagem sua decidirá transmitir a audiência. E o exercício é: faça uma lista de vinte qualidades suas.
O que mais surpreende em todas as vezes que proponho essa técnica de autoconhecimento e autorreconhecimento é o fato de que a maioria das pessoas resiste, algumas com bastante veemência, a admitir que possuem as tais vinte qualidades, pois não se atribuem tantos méritos.
Tem sido desafiador, e ao mesmo tempo prazeroso, não apenas propor e estimular a atividade, como também explicar que essa resistência é comum a todos os pupilos. É próprio da natureza humana não se reconhecer como uma pessoa cheia de virtudes e talentos, o que, de fato, todos nós somos.
Estamos tão habituados à autocrítica e à comparação, na qual infalivelmente perdemos, que quando somos desafiados, e eu me coloco na mesma posição de meus alunos, duvidamos de nossa própria capacidade. Temos dificuldade de reconhecer em nós aquilo que, muitas vezes, outras pessoas reconheceriam com facilidade, nossos predicados e excelências.
Mesmo quando recebemos um elogio espontâneo de alguém, relutamos em aceitá-lo, muitas vezes tendemos a justificar a qualidade que nos foi ressaltada e diminuí-la, julgando não sermos merecedores dos louros que nos ofertam.
O fato é que de nada adianta buscar técnicas de oratória persuasiva, ou estudar com afinco a retórica mais poderosa se antes não nos empenharmos na missão de convencer a nós mesmos de que temos a capacidade necessária para falarmos em público sobre o que, de fato, sabemos.
O poder de autoconvencimento é o mais importante no processo de comunicação para o convencimento alheio. A primeira pessoa que tem que acreditar no seu discurso é você. Para isso, é preciso que se olhe da mesma forma que a audiência olha, sem julgamentos internos, sem preconceitos estabelecidos, sem autorressentimentos. Faça você, hoje, agora, a lista de vinte das suas mais importantes qualidade. Vale a pena. Elogie-se!
Luciana Gomes
Jornalista e professora de Oratória
Todo o conteúdo do nosso blog está protegido por direitos autorais, exceto quando indique expressamente o contrário
Copyright © 2025 | Todos os direitos reservados. Desenvolvido pelo OPS