Sim, apresentar-se na frente de alguém, seja uma grande plateia ou um público virtual pelas lives online, é sempre uma atividade que gera stress. Ou seja, é um desafio que nos provoca ansiedade, afinal, é uma grande responsabilidade falar em público.
A possibilidade de falhar ao falar é o que gera a sensação de insegurança, fortalece o que conhecemos como vergonha e chega a ser classificado como medo. E é esse conflito de sentimentos que enviam sinais para que o cérebro produza uma reação biológica, enviando adrenalina para o corpo, por isso as reações físicas são sentidas com tanta intensidade.
A injeção de adrenalina se, por um lado, é responsável pela aceleração nos batimentos cardíacos, maior sudorese, sensação de boca seca e até um certo tremor nas mãos, por outro lado, estimula o pensamento rápido, traz vigor à apresentação. Tudo depende da capacidade de lidar com o stress.
Negar o stress ou tentar eliminá-lo, além de impossível, não é o objetivo de quem deseja uma melhor performance ao falar em público. Então, como lidar com essa profusão de sentimentos? Tendo como base da busca por usar o nervosismo a seu favor a preparação. A primeira coisa ao se preparar é saber profundamente o que se vai dizer é a base indispensável para sentir-se seguro. Seja um elogio fúnebre, uma sustentação oral, uma aula, ou um discurso de campanha política, é indispensável pensar antes, fazer notas, se possível, ensaiar mentalmente ou diante do espelho. Eventualmente, vale até gravar os ensaios.
A preparação prévia inclui uma sequência de passos a serem seguidos, desde exercícios para respiração, que trazem como consequência a diminuição da frequência cardíaca e a oxigenação das sinapses cerebrais, até escrever o roteiro com começo, meio e fim pensados de maneira a encantar a plateia. Mas, o primeiro passo para enfrentar o stress é o básico: ter conhecimento do assunto. Ou seja, não é possível atingir a boa fala se você não domina o tema. Vale a máxima que uso há anos nos cursos “Ninguém fala bem sobre o que não sabe”.
Luciana Gomes
Jornalista e professora de oratória
Todo o conteúdo do nosso blog está protegido por direitos autorais, exceto quando indique expressamente o contrário
Copyright © 2025 | Todos os direitos reservados. Desenvolvido pelo OPS