Entender a comunicação ajuda na vida

artigo publicado no jornal

Estude técnicas de comunicação e oratória. Elas ajudam na vida, assim como terapia e religião, devem fazer parte da seu estilo de viver. Porque aprender sobre o processo de comunicação e exercê-lo de maneira mais consciente, melhora a forma com que as pessoas compreendem você e que com você as compreende. 

E para utilizar as técnicas aprendidas não é preciso estar diante de uma plateia. Quando adquiridas, essas técnicas devem ser utilizadas nas pequenas coisas da vida, as atividades mais corriqueiras mudam para melhor. 

Vai fazer um compra simples? Entre na loja consciente do seu papel de emissor e troque com a pessoa que te vende as informações necessárias para realizar a compra mais assertiva possível, economizando tempo e, até dinheiro. 

Tem um encontro? Prepare-se, faça um exercício mental idêntico a quando você se prepara para falar em público. Pense no público-alvo (no caso, a pessoa com quem vai se encontrar), nos interesses que esse público tem, no como vai abordar assuntos que estão alinhados a esses interesses e no objetivo da comunicação transmitida, ou seja, para que serve esse encontro na sua história e quais consequências você quer que ele tenha? 

Sim, o estudo da comunicação serve para tudo na vida. Melhora seu desempenho no relacionar-se com as outras pessoas.  

Mas, mais uma vez é preciso lembrar que saber não é fazer, ter as informações sobre o processo de comunicação, entender técnicas que o valorizem e não conseguir exercer esse conhecimento na prática, não melhora nada na vida, por vezes traz uma angústia. 

Por isso, entenda que tudo é processo e que o início traz pequenos resultados, é a soma deles que faz com que você atinja grandes mudanças na forma com que as pessoas te enxergam.  

Comece hoje a colocar em prática essas pequenas mudanças. #vaiefala 

 

Luciana Gomes 

Jornalista e professora de Oratória

Direitos do Autor

Todo o conteúdo do nosso blog está protegido por direitos autorais, exceto quando indique expressamente o contrário

Leia nossa Política de Privacidade

Fale Conosco pelo WhatsApp