Você vai precisar falar em público ainda!

artigo publicado no jornal

Se você tem algum sonho, se você busca o sucesso em sua vida, não tem como fugir, em algum momento, você vai falar em público, e mais de uma vez. 

Há mais de dois mil e quatrocentos anos o filósofo grego Sócrates dizia “fala para que eu te veja”. A frase ganhou força ao longo da história e hoje, em tempos de conexões digitais, o falar para o público ganhou o espaço da Internet, se manifesta em vídeos e lives, assume as mais diversas formas pelas plataformas tecnológicas que conectam pessoas. Neste mundo integrado, só é visto, quem ousa falar para o seu público.  

A pandemia vai passar, os eventos presenciais vão voltar, haverá uma demanda imensa pelos novos formatos de cursos, congressos, simpósios, palestras voltarão a ser grandes ferramentas de disseminação do conhecimento. Você, que tanto estuda, se atualiza, se aprofunda no tema da sua atuação profissional, será que não chegou a sua vez de assumir o protagonismo nesses eventos? Você está preparado para isso? Pelo menos já pensou nessa possibilidade? 

Ah, mas tem o medo, né? A vergonha de se expor, a timidez em excesso, o temor do palco, o desconforto de ser o centro das atenções. Ah, o medo. Posso garantir que o seu medo não é de falar em público, mas sim de falhar em público. É o medo do julgamento alheio, medo de não conseguir a compreensão da plateia, medo do resultado da fala. 

E enquanto você focar no medo, ele terá a força para te impedir de ir além. Pois é o que a gente foca que ganha nitidez e brilho em nossa vida. Pare hoje de pensar no medo e pense nas conquistas que o falar em público pode trazer para sua vida. Prepare-se com técnica da oratória, estude, invista em você, pois a oportunidade vai aparecer, ou você vai fazer com que ela aconteça e daí, para brilhar, é só ir lá e falar, compartilhar conhecimento, focar no conteúdo e na sua organização para o discurso. 

E se você vai mesmo ter que falar em público, prepare-se para esse momento.  

#vaiefala 

 

Luciana Gomes

jornalista e professora de oratória

Direitos do Autor

Todo o conteúdo do nosso blog está protegido por direitos autorais, exceto quando indique expressamente o contrário

Leia nossa Política de Privacidade

Fale Conosco pelo WhatsApp