Por onde começar o discurso?

artigo publicado no jornal

Você tem o que dizer, mas não tem a menor ideia de por onde começar. A organização das informações de uma forma agradável, que prenda a atenção da plateia, é, de fato, um desafio para quem se atreve a se expor em público.  

Começar se apresentando é a maneira mais clássica de iniciar, no entanto, tem se tornado a menos eficiente. Pois, as pessoas parecem ter perdido a consideração por títulos, o que elas querem mesmo é obter a informação que seja de qualidade e confiável, somada à experiência pessoal de quem fala. 

Inicie o seu discurso com uma frase de impacto sobre o tema, uma informação que você sabe que ainda surpreende, mesmo já sendo de conhecimento público. Essa informação pode ser passada numa frase curta e poderosa, ou mesmo em forma de pergunta, no estilo “vocês sabiam?”, pois assim, de cara, você informa ao que veio. E suscita a curiosidade da plateia, despertando sua vontade de saber mais sobre aquilo que você colocou de maneira impactante.  

Daí você esclarece o motivo de estar ali, exatamente para explicar essa informação, e esta deve ser a maneira com a qual você se apresenta, informando o que te qualifica para ser a pessoa que vai explicar a frase dada. Contextualizando seus títulos, sua dedicação ao assunto, sua experiência com o tema. Fazendo as pessoas entenderem que o seu conhecimento é importante para elas também. 

E, uma dica extra, caso o discurso tenha como objetivo homenagear alguem, comece com a informação mais desconhecida em relação a esse alguém, pode ser um detalhe pessoal ou profissional, dependendo dos motivos que levaram à homenagem. Depois, se apresente dizendo qual sua relação com a pessoa homenageada e siga no discurso. 

Sempre funciona.  

#vaiefala. 

 

Luciana Gomes 

jornalista e professora de oratória

Direitos do Autor

Todo o conteúdo do nosso blog está protegido por direitos autorais, exceto quando indique expressamente o contrário

Leia nossa Política de Privacidade

Fale Conosco pelo WhatsApp